10 de agosto de 2015

Gelado de caramelo com flor de sal

Mais um gelado, desta vez do livro de recitas de gelados de Rita Nascimento. Vale a pena comprarem o livro, porque não há lá um único gelado que não queiram fazer (a não ser que não gostem mesmo de gelados).

Gelado de caramelo com flor de sal
Ingredientes:

250 ml de leite gordo
200 ml de natas para bater
30 g de leite em pó
100 g de açúcar
3 gemas grandes
1 colher de chá rasa de flor de sal

Preparação: 

Aqueça o leite, as natas e o leite em pó. Reserve.
Num tacho coloque o açúcar e deixe caramelizar.
Assim que o caramelo adquirir uma cor âmbar adicione cuidadosamente a mistura de leites e natas. Mexa continuamente até o caramelo dissolver (é normal que cristalize um pouco, mas acaba por se dissolver).
Junte-o depois, em fio, às gemas.
Deite-o de novo no tacho e cozinhe até atingir 80º (um pouco antes de ferver, quando faz estrada nas costas da colher).
Acrescente o sal e mexa para dissolver.
Arrefeça rapidamente.
Congele*.

* Congelar com sorveteira: 

Colocar o recipiente da máquina no congelador durante 24 horas embrulhada num saco de congelação ou num saco de plástico normal, devidamente fechado para não criar gelo.
Montar rapidamente a máquina com a cuba.
Ligar a máquina e deitar lá dentro o preparado, já refrigerado, pela abertura própria. Deixar trabalhar a sorveteira até o preparado ganhar consistência de gelado (na minha sorveteira foram precisos 20 minutos).
Coloca-se depois o preparado no congelador.
Retirar do congelador 20 minutos antes de servir.

Notas:

Receita do livro “A vida secreta dos gelados caseiros”, de Rita Nascimento

8 comentários:

cozinha100segredos disse...

Adorei a consistência cremosa e o caramelo com o toque da flor de sal deve ser fabuloso! Beijinhos

O Cantinho dos Gulosos disse...

humm imagino o sabor....delicioso...


O Cantinho dos Gulosos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm esse gelado deve ter ficado uma delícia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

Su Delícia disse...

Maravilha!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Natália Eleutério disse...

Eu adoro gelados, e enquanto não comprei a máquina não descansei, tenho feito muitas receitas, por vezes não tenho tido tempo de as publicar e depois qd quero não sei da receita, mas adorei a tua sugestão, bjs.

Avelã disse...

Não conhecia o blog mas já estou fã (e seguidora :))! Se quiseres visitar o meu fico contente :)
Esta receita saltou-me especialmente à vista. O meu irmão adorou o gelado de caramelo salgado da última vez que provou, tenho de fazer este! Ainda por cima agora tenho flor de sal :)
Parece mesmo cremoso! :D

Daniel disse...

Que textura e que aspecto fantásticos!

Tenho de comprar o livro, já estou a ver :P

Gostei muito de conhecer o blogue, parabéns pelo belíssimo trabalho!

http://deaprendizachef.blogspot.pt/

Daniel disse...

Que textura e que aspecto fantásticos!

Tenho de comprar o livro, já estou a ver :P

Gostei muito de conhecer o blogue, parabéns pelo belíssimo trabalho!

http://deaprendizachef.blogspot.pt/

Mudámos de casa

Mudámos para o SAPO. Podem continuar a seguir-nos aqui: Bruxinha do Lar